3 de maio de 2010

COPAN




Para aqueles que, como eu, curtiram o domingo – chuvoso – em casa e tiveram a oportunidade de assistir a material do fantástico sobre O único cartão postal habitado do mundo, sabem que estou falando do COPAN, edifício projetado por Oscar Niemeyer na década de 50.
O projeto original que compreendia edifício residencial para 30 andares e um hotel com 600 apartamentos foi modificado, a obra foi concluída apenas com a área residencial que sofreu transformação em seu projeto. Inicialmente o edifício deveria ter 900 apartamentos, mas os blocos E e F, que teriam amplos apartamentos de 4 dormitórios, foram desenhados para kitchenettes e apartamentos de 1 dormitório.




Hoje o COPAN tem 1.160 apartamentos distribuídos em 6 blocos com 2.038 moradores e área comercial no térreo com 72 lojas além de cinema que é ocupado por igreja evangélica. O bloca A têm 64 apartamentos de 2 dormitórios, os blocos C e D têm 128 apartamentos de 3 dormitórios e os blocos B, E e F têm 968 apartamentos tipo kitchenettes e de 1 dormitório. O edifício possui 20 elevadores no total e 221 vagas para automóveis no subsolo.



"não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível... o que me atrai é uma curva livre e sensual..." (Niemeyer, 1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário